quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O Cárcere e a Honra

¨O lugar mais adequado atualmente para os espiritos livres e menos desesperançados, é a prisão, é ser preso e afastado do Estado por ação do Estado, a prisão é portanto o lugar onde homem honrado encontra a liberdade e se conecta com a verdade¨
O texto acima é parte de um manifesto de HENRY DAVID THOREAU, denominada Desobediência Civil, proferida em Janeiro de 1848.
É interessante a relação que o escritor faz entre o cárcere e a honra de uma pessoa, mas precisamente pessoas que viveram em Estados que careciam de ajustes sociais.

Ao longo dos tempos observamos que a humanidade está recheada de pessoas que vivenciaram a tese, e entregaram até a própria vida em busca de dias melhores e dentro das prisões tiveram honra e se conectaram com a verdade, citaremos alguns deles:

- GANDHI - Nasceu na India em 1869, estudou Direito em Londres, esteve diversas vezes na prisão e dizia que prisão acentua a honra de um homem, criou uma doutrina chamada de SATYAGRAHA que signica ¨Força da Verdade¨. Conseguiu de forma pacífica a independência do povo Indiano, defendia a idéia de que o amor de um único homem neutraliza o ódio de milhões, morreu assassinado em janeiro de 1948.

- MARTIN LUTHER KING - Nasceu nos Estados Unidos em 1929, Pastor da Igreja Batista, foi Doutor em Teologia, encabeçou a campanha pela expansão dos direitos civis dos Negros nos Estados Unidos, esteve diversas vezes encarcerado, ganhou o Premio Nobel da Paz em 1964, dizia a seus seguidores que o bem momentaneamente vencido é mais forte do que o mal triunfante, morreu assassinado com um tiro de Fuzil em 4 de Abril de 1968.

- PAULO DE TARSO - Apóstolo de Cristo, de grande formação cultural, foi a figura mais importante no crescimento do cristianismo no mundo, não fazia acepção de pessoas, pregava o amor como forma redentora do ser humano, DIZIA QUE SÓ O AMOR CONHECE O QUE É VERDADE, foi na prisão que escreveu grande parte de suas epístolas que fazem parte da Bíblia Sagrada, foi condenado a morte e segundo relatos morreu decaptado.

- JESUS CRISTO - O rei dos reis, mudou o rumo da história da humanidade, concebido pelo poder do Espírito Santo, encabeçou a maior revolução jamais vista com base exclusivamente na Paz e no Amor, lutou bravamente contra um sistema opressor em defesa dos excluídos, foi preso, torturado, maltratado, chicoteado e morreu crucificado, mas o mundo jamais esquecerá dele e de seus ensinamentos.








-




Nenhum comentário:

Postar um comentário