segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

SOS - SAÚDE DE TUCURUÍ E REGIÃO

Durante quatro anos andei pelos corredores do Hospital Regional de Tucuruí. Tenho conhecimento da importância e da capacidade de resolução da Unidade Hospitalar no atendimento aos municípios do entorno do lago da barragem de Tucuruí.

As noticias que chegam de lá não são nada alvissareiras. Gostaria que os leitores do texto não interpretassem como crítica política, mas entendessem como preocupação pelo rumo que caminha o atendimento em Saúde no nosso município.

Todos os números de atendimento do Hospital Regional de Tucuruí, segundo informações extra-oficiais, caíram drasticamente nos últimos meses. Temos informações de que mesmo simples procedimentos cirúrgicos estão sendo encaminhados para Belém.

Culpa do Diretor? Culpa dos Funcionários? De forma alguma. O que se observa é que há muitos anos o Hospital Regional de Tucuruí trabalha com um orçamento espremido. E no decorrer dos últimos três anos tem absorvido muitos atendimentos que não são de sua responsabilidade, mas vamos esquecer esse assunto, pois o mesmo já foi amplamente discutido na comunidade e de nada adiantou.

O Hospital Regional de Tucuruí há muito tempo trabalha com deficiência muito grande na questão de Recursos Humanos. Com carência de profissionais qualificados em todos os setores, sem contar, que várias especialidades não fazem parte do quadro de concursados e contratados, serviços estes, que sempre terão de funcionar através de uma folha paralela diminuindo ainda mais o orçamento que já é tão espremido.

O momento não é de apontar culpados, não é de lavar as mãos, não é de continuar criticando e coletando irregularidades para expor em campanhas políticas. As doenças e acidentes de qualquer ordem não escolhem vítimas. Como dizia Martin Luther King: “A Morte é espantosamente democrática, ela não serve aristocraticamente a poucos, mas democraticamente a todos”,  as doenças e os acidentes, batem à porta de todos, independente de Bandeiras Partidárias. 

Não podemos deixar o HRT, que é a nossa última tábua de salvação, afundar.

Chega de misturar POLÍTICA E SAÚDE

4 comentários:

  1. nao adianta que o sancler nao vai te indicar pro regional

    ResponderExcluir
  2. Tai, Miguel, um comentário sereno e honesto que, de forma inexorável, reflete a realidade não só do HRT, mas da saúde da região como um todo! Parabéns, você acertou na mosca, Dr Miguel! Deus seja com todos.

    ResponderExcluir
  3. não só os números dos atendimentos cairam como as despesas, pois voce superfaturava com atas de registros de preços de prefeitura do pmdb, quantas casinhas isso não rendeu

    ResponderExcluir
  4. Quem disse que o atendimento no regional diminuiu. Estão de sacanagem conosco? O regional absorve tudo o que vem de Tucuruí e região, pois a incompetência dos gestores dos municípios com a saúde faz com que o regional e seus servidores absorvam toda essa incompetência administrativa. O que não é resolvido por aqui, se faz o TFD para Belém.
    O número de atendimentos não diminuiu merda nenhuma, só tem aumentado os seviços por lá. E tem vagabundo que fala mau dos serviços e servidores do HRT.
    Fazemos tudo e pouco mais e ainda aguentamos gente estúpida e arrogante. Os piores são alguns que se dizem líderes de bairro e de movimentos de todas as classes que acham que pode desacatar e agredir os funcionários e ficar por isso mesmo.

    ResponderExcluir