domingo, 31 de janeiro de 2010

INDEPENDENTE 1 x 1 CAMETA

O clássico do Tocantins terminou empatado em 1 x 1, resultado que deixou as duas equipes bem colocadas na tabela de classificação do campeonato, tanto Cametá como Tucuruí estão no G4, os resultados dos jogos da 3ª rodada favoreceram os dois times, que ficaram em 3º e 4º lugar respectivamente.

O Clube do Remo assume a liderança isolada com a vitória de 2 x 0 sobre o Santa Rosa que apesar de ter o mesmo número de pontos do Independente cai para a quinta colocação na tabela por ter feito um gol a menos, o próximo jogo do Independente é contra a equipe do Ananindeua dia 6 de fevereiro na Curuzu.
A próxima rodada terá como foco principal o maior clássico da Amazônia jogo entre Remo e Paissandú, o REXPA conhecido de todos, que terá como palco o estádio Mangueirão, jogo que o Paissandú precisa vencer se quiser assumir a liderança do campeonato.

DUELO NO NAVEGANTÃO

Hoje às 16:00, o Estádio Navegantão será o palco de mais um duelo entre INDEPENDENTE DE TUCURUÍ e CAMETÁ, jogo válido pela 3ª rodada do primeiro turno do campeonato paraense de futebol profissional, no último jogo realizado entre as duas equipes tivemos a vitória da equipe de Cametá, o que torna o jogo de hoje um tira teima.

A colônia Cametaense em Tucuruí está eufórica, e pelos comentários de rua o estádio será pequeno para receber a grande quantidade de torcedores que irão ver o jogo, já existe um espaço reservado especialmente para recebe-los, no entanto, o Independente pelo momento que vive e com o apoio da torcida, que será maioria é o favorito.

O avanço do futebol do Pará quebrando as fronteiras da capital, desenha um novo quadro no esporte paraense, analisando as equipes de Tucuruí e Cametá já se observa nascimento de um grande clássico regional com um futuro promissor para as duas cidades.

A vitória da equipe do Independente sigfniica a sua entrada no famoso grupo G4, ou seja , se vencer hoje ficará entre os quatro primeiros colocados na tabela de classificação do campeonato paraense, vale ressaltar que as quatro equipes melhores colocadoas ao final do primeiro turno, disputarão a Taça Cidade de Belém, que é o Título do primeiro turno do campeonato.

sábado, 30 de janeiro de 2010

CARNAVAL DE TUCURUÍ

VISTA DAS ESCADARIAS DA SANTO ANTONIO
Já é grande a movimentação na cidade em função da aproximação da festa de carnaval 2010, inclusive já se pode perceber que a estrutura (foto acima) para o evento já está sendo montada nas escadarias da  rua Santonio Antonio, com a contratação de empresa especializada para montagem de camarotes, recuo de bateria, banheiros químicos, estrutura de som, enfim, tudo que se faz necessário para que a festa aconteça. Pelo que se observa até a data do desfile das Escolas de Samba tudo estará montado. A cada ano aumenta a movimentação em virtude da grande evolução dos defiles de nossas Escolas de Samba.
Nessa época do ano Tucuruí recebe um grande número de pessoas oriundas de várias partes do País.
Desejamos um bom Carnaval a todos.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

MENTIRA, SÓ NO PALANQUE.

Aconteceu no nosso comício inaugural da campanha nas eleições de 2008 no Bairro da Matinha em Tucuruí.

No final do Comício, após descermos do palanque fui abordado por uma pessoa um pouco avançado na bebida:

- Pô Miguel descola duas geladas(cerveja).
- Respondi - Não tenho dinheiro.
- E uma pinga, dá?
- Novamente disse - Não tenho nenhum tostão.
- Pô Miguel, é só Cinquenta Centavos.
- Não tenho nem Cinquenta Centavos.
- Então me leva lá em casa.
- Não posso agora, vou reunir no partido.
- Então descola o dinheiro do Mototáxi.
- Já disse que não tenho dinheiro.
- PÔ MIGUEL, MENTIRA SÓ NO PALANQUE, VAI SE FU....MAR

NÚMEROS DE TUCURUÍ

É importante colocar parte de um trabalho realizado pelos doutores RAYMUND GARCIA COTA E FLÁVIO WANDERLEY LARA, sobre o Perfil do Município de Tucuruí realizado em Setembro de 2008.


Apresentaremos algumas partes do Relatório:


....Segundo o relatório, Tucuruí experimenta uma situação peculiar que é a redução do seu território municipal para menos da metade nos últimos 20 anos e um crescimento habitacional bastante elevado, principalmente quanto a sua taxa de urbanização. Hoje é praticamente um município urbano, com apenas 4% na zona rural (2007), o oposto do passado, nos anos 1980, quando a zona rural era até 10% maior que a zona urbana. Diante deste fato, podemos afirmar que Tucuruí tem tido uma atratividade populacional muito grande, o que certamente gera muitos problemas para a economia e qualidade de vida da cidade em seu sitio urbano.

No tocante a instrução, esse é um problema sério do município. Cerca de 70% da população tem menos de sete anos de escolaridade. Mais dramático ainda é que 25% dessa população têm de um a três anos de escolaridade; 10% possuem menos de um ano de instrução, ou seja, semi-analfabeta. Então, essa taxa de 60% consiste em um desafio para a Administração, que deve fazer um investimento maciço em educação, visto o número de adultos solteiros na casa dos 70% que pode representar um grande potencial de força de trabalho a ser qualificada.

Outro fato preocupante na população é a externalidade da origem das pessoas. Podemos afirmar que cerca de 48% da população vive no município há apenas dois de residência ininterrupta; 41% há apenas nove anos. Este é um indicador de um tecido social sem vertebração que devemos considerar, ou seja, cuja origem dos habitantes não é aquela de Tucuruí. Isso cria uma certa dificuldade para a formação de um espírito municipal, de um orgulho local, de um pertencimento à terra, até porque são migrantes. Esta questão, apesar de tudo, aponta para uma readaptação cultural, apesar da continuidade da atração de novos contingentes que ainda chegam, assim inchando a sede urbana.

Na zona urbana, o comércio, as oficinas mecânicas e a Administração Pública juntas correspondem a 74% do estoque de emprego, com destaque para a Administração Pública que aumentou 150% desde o ano 2000. E por sua vez acha-se numa taxa de emprego muito elevada e deve buscar meios de estimular a geração de empregos no setor privado e ser urgentemente repensada no seu crescimento que pode representar uma sobrecarga muito grande para o desempenho da Administração Municipal.

No tocante ao volume de veículos face à planta urbana e suas vias de circulação, é preocupante o seu rápido crescimento. Outro indicativo importante a considerar é o aumento do número de reboques na ordem de 200% nesse século, representando uma expressiva demanda de serviços para esse tipo de atividade.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

HISTÓRIA DE UM PRACINHA

Sábado passado bati um longo papo com o SEU MOISEIS, um velho conhecido do meu pai, morador do bairro da matinha em Tucuruí, ele apreciando a sua pinguinha de todos os dias e eu acompanhei com uma cerveja, a conversa durou pouco mais de uma hora, tempo suficiente para que ele fizesse uma viagem de mais de 70 anos.

Nascido em 1922 na Vila Docarmo próximo a cidade de Cametá, muito cedo teve que ir a Belém para estudar, porém devido as dificuldades financeiras parou os estudos e se empregou na Estrada de Ferro de Bragança como contínuo.

Em 1940, com 18 anos de idade ingressou no Exército Brasileiro, entrou para a Escola Regimental, fez curso para Artilheiro concluído em 1943 na cidade do Rio de Janeiro, para sua surpresa, no mesmo ano teve que embarcar no Navio General Meiga rumo a Itália para lutar na 2ª Guerra Mundial, ficando por lá até o final da grande guerra.

Em 1946 foi transferido da Estrada de Ferro de Bragança para Estrada de Ferro do Tocantins na Vila de Alcobaça, distrito do Municipio de Baião, hoje Cidade de Tucuruí, começava então uma nova fase em sua vida, e ele me contou muitos casos da velha alcobaça, inclusive várias caçadas que fizera com o meu Pai.

Lá pela quarta pinga indaguei do Velho Moiséis o que mais tinha marcado a sua trajetória. Ele ficou um pouco pensativo e em seguida me falou de uma pessoa muito especial que marcou profundamente a sua vida, que era sua falecida esposa Paulina.

Contou que casou com PAULINA em 1947 - ela tinha 13 anos de idade e ele 25 -, viveram juntos até 1979, concluiu que mesmo passados 31 anos de sua morte, todos os dias ainda pensa na sua amada, a mulher ausente causa um imenso vazio na sua vida, nesse momento a lágima insiste em rolar mas o velho Moiseis com a força de um Artilheiro, mesmo depois da quinta pinga, consegue segurar, e vem a minha mente um poema de Vínicius de Moraes, ¨CONJUGAÇÃO DA AUSENTE¨ Click aqui

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O Cárcere e a Honra

¨O lugar mais adequado atualmente para os espiritos livres e menos desesperançados, é a prisão, é ser preso e afastado do Estado por ação do Estado, a prisão é portanto o lugar onde homem honrado encontra a liberdade e se conecta com a verdade¨
O texto acima é parte de um manifesto de HENRY DAVID THOREAU, denominada Desobediência Civil, proferida em Janeiro de 1848.
É interessante a relação que o escritor faz entre o cárcere e a honra de uma pessoa, mas precisamente pessoas que viveram em Estados que careciam de ajustes sociais.

Ao longo dos tempos observamos que a humanidade está recheada de pessoas que vivenciaram a tese, e entregaram até a própria vida em busca de dias melhores e dentro das prisões tiveram honra e se conectaram com a verdade, citaremos alguns deles:

- GANDHI - Nasceu na India em 1869, estudou Direito em Londres, esteve diversas vezes na prisão e dizia que prisão acentua a honra de um homem, criou uma doutrina chamada de SATYAGRAHA que signica ¨Força da Verdade¨. Conseguiu de forma pacífica a independência do povo Indiano, defendia a idéia de que o amor de um único homem neutraliza o ódio de milhões, morreu assassinado em janeiro de 1948.

- MARTIN LUTHER KING - Nasceu nos Estados Unidos em 1929, Pastor da Igreja Batista, foi Doutor em Teologia, encabeçou a campanha pela expansão dos direitos civis dos Negros nos Estados Unidos, esteve diversas vezes encarcerado, ganhou o Premio Nobel da Paz em 1964, dizia a seus seguidores que o bem momentaneamente vencido é mais forte do que o mal triunfante, morreu assassinado com um tiro de Fuzil em 4 de Abril de 1968.

- PAULO DE TARSO - Apóstolo de Cristo, de grande formação cultural, foi a figura mais importante no crescimento do cristianismo no mundo, não fazia acepção de pessoas, pregava o amor como forma redentora do ser humano, DIZIA QUE SÓ O AMOR CONHECE O QUE É VERDADE, foi na prisão que escreveu grande parte de suas epístolas que fazem parte da Bíblia Sagrada, foi condenado a morte e segundo relatos morreu decaptado.

- JESUS CRISTO - O rei dos reis, mudou o rumo da história da humanidade, concebido pelo poder do Espírito Santo, encabeçou a maior revolução jamais vista com base exclusivamente na Paz e no Amor, lutou bravamente contra um sistema opressor em defesa dos excluídos, foi preso, torturado, maltratado, chicoteado e morreu crucificado, mas o mundo jamais esquecerá dele e de seus ensinamentos.








-




sábado, 16 de janeiro de 2010

A IMAGEM DO POLÍTICO

Nas últimas eleições fui candidato a vice prefeito na cidade de Tucuruí chapa que tinha como candidadato a Prefeito Joilson Raniere, na coligação PT/PMDB, confesso que foi um período de grande aprendizado, com muitas experiências adquiridas e muitos casos para contar, coisas extremamente engraçadas, contarei uma delas a seguir:


Estávamos em uma grande caminhada de campanha eleitoral no Bairro Liberdade, mas precisamente na Rua São Pedro quando fui abordado por uma eleitora, tratava-se de uma senhora de uma idade avançada, porém de grande lucidez, imediatamente ela me diz:


- Meu filho tua feição não me é estranha eu te conheço de algum lugar.


- Em seguida lhe perguntei: De onde a senhora me conhece?


- Ela então me diz: Tú não és o Miguel? O filho mais criança do finado Pedro Sapateiro?


- Então eu lhe disse: Sim, sou eu mesmo.


- Em seguida, ela com um ar de reprovação sacudindo a cabeça de forma negativa me diz: Meu filho teu pai foi um homem tão sério e tú inventa de te meter numa bandalheira dessa, sai disso vai procurar o que fazer.