segunda-feira, 30 de maio de 2011

Henrique Bona - Um pouco da História de Tucuruí

Henrique Bona

Quem foi Henrique Bona

Poucas pessoas sabem que Henrique Bona Brandão Mousinho, maranhense nascido no dia 9 de fevereiro de 1929, foi um dos maiores responsáveis pelos primeiros laços de progresso em Tucuruí. Casado com Dona Zuleide Simões Mousinho, teve oito filhos. Charles Simões Mousinho, Raimundo Cosme Simões Mousinho; Raimundo Nonato Simões Mousinho; Marília Simões Mousinho; Severa Romana Simões Mousinho; Otoniel Otoni Simões Mousinho; Henrique Bona Brandão Mousinho Filho e Remy Simões Mousinho. Foi funcionário da extinta estrada de ferro Tocantins, durante toda a sua vida. Integrou também o rol dos desportistas, como jogador e presidente do Ferroviário Atlético Clube. Como árbitro de futebol, formou o primeiro grupo de associados, além de ter sido presidente da Liga Esportiva de Tucuruí. Bona trabalhou ainda como agente do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística.

Orlando de Deus e Silva e Henrique Bona, na época, jogadores do Ferroviário Atlético Clube

UM HOMEM DO POVO

Era assim considerado Henrique Bona. Isto explica a facilidade de sua projeção na política. Pela ARENA - Aliança Renovadora Nacional - cumpriu dois mandatos consecutivos como Vereador na Câmara Municipal de Tucuruí.
No pleito realizado em 15 de novembro de 1972, somou 191 votos, sendo eleito vereador, onde exerceu como 1º Secretário da Câmara de Vereadores. O seu retorno àquela casa, aconteceu após às eleições seguintes, realizadas em 18 de novembro de 1976, onde com 137 votos ficou na suplência, mas assumiu novamente uma das cadeiras do Legislativo Municipal.

RECONHECIMENTO

A família de Bona preserva com muito carinho as homenagens feitas pelas autoridades em reconhecimento ao seu proveitoso trabalho em Tucuruí. Entre estas, está uma dos vereadores que em 25 de novembro de 1981, fazendo jus a um homem público que somente deixou ótimas referências, concedeu-lhe o título honorífico de Cidadão de Tucuruí. Outro reconhecimento aos seus relevantes trabalhos partiu da Liga Esportiva do município, que no dia 30 de Junho de 84, o nomeou benemérito do esporte de Tucuruí.

AMIGOS
Henrique Bona ocupa lugar de destaque na sociedade, onde inclusive era pessoa indispensável nas campanhas eleitorais pela sua familiaridade nos discursos que fazia ao povo em nome de amigos e candidatos. Era um ponto de referência política na capital do Estado, onde desfrutava da amizade de políticos como o então deputado estadual Plínio Pinheiro Neto.


FALECIMENTO

Não resistindo a um ataque cardíaco. Henrique Bona veio a falecer no dia 15 de Fevereiro de 1986. sua morte deixou um enorme vazio no seio da família e da comunidade Tucuruiense. A notícia de seu falecimento se espalhou por todo o estado, vindo inclusive a ser lembrado na Assembleia Legislativa, durante a sessão do dia 12 de março de 1986, através do deputado Plínio Pinheiro Neto.

HERANÇA POLÍTICA

A herança política de Henrique Bona hoje é perfeitamente visível em um de seus filhos mais novos, o ex-vereador Charles Simão Mousinho (PMDB). Como o pai, Charão cumpriu quatro mandatos no legislativo de Tucuruí, além de também ter cumprido uma suplência. Seus discursos, embora em tons voltados para a realidade atual, tem haver com a eloquência e ao mesmo tempo com a simplicidade com que Henrique Bona se expressava em palanques e reuniões políticas de sua época.

Nota: O texto  foi publicado na edição nº 42 do  Jornal Folha do Tocantins do dia 27 de Janeiro de 1994, gentilmente cedido pelo seu filho Remyr Simões Mousinho.

4 comentários:

  1. Atenção Câmara Municipal de Tucurui: Hoje, Dia Mundial sem Tabaco! O Tabaco é considerado doença pela Organização Mundial da Saúde. Fiquem longe do Tabaco! Joguem fora o Tabaco! DIVULGUEM!

    ResponderExcluir
  2. Parabens Miguel, isso sim, merece uma homenagem de destaque, as pessoas que realmente fizeram por Tucuruí,sempre é bom relembrar, tem muito mais gente, como filho de Tucuruí fico contente em ler divulgações como essa.

    ResponderExcluir
  3. Miguel muito legal a homenagem ao meu avô , o qual infelizmente não tive o prazer em conhece-lo. Ass: Henrique Bona Neto

    ResponderExcluir
  4. Com apenas 3 anos de idade pude desfrutar da alegria de meu avô onde o lembro com muitas saudades.Obrigada Miguel pela homenagem,é certo que ele foi um ser iluminado.Ass: Elaine Mousinho

    ResponderExcluir