terça-feira, 27 de setembro de 2011

OBRIGAÇÃO SOCIAL

A conversa que rola em Tucuruí é a mudança de gestão do HOSPITAL REGIONAL. Não acredito que isso possa acontecer. A região do entorno do lago da Hidrelétrica de Tucuruí apresenta um quadro totalmente diferente das regiões onde funcionam hospitais geridos pelas Organizações Sociais.

Todos sabem, e acho que o Governo do Pará também é conhecedor da situação em que se encontra a estrutura de atendimento em saúde básica de algumas cidades do entorno lago da barragem de Tucuruí.

O Hospital Regional de Tucuruí com as suas portas abertas carrega sobre os seus ombros muitos serviços que não são de sua responsabilidade, e acho que tem de continuar assim, pois o povo não pode sofrer pela falta de assistência na saúde básica. 

Há muito tempo o HRT vem absorvendo a demanda em atenção básica. Entendo que a OS(Organização Social), caso seja instalada, terá que carregar sobre os seus ombros toda a carga que o Hospital Regional de Tucuruí carrega, e acho dificil isso acontecer. Não acredito que a deficiência da assistência em atenção básica do entorno do lago seja solucionada a curto prazo. 

A discussão em torno da instalação de uma OS não pode ser relacionada, como muitos pensam, a apenas a perda da estabilidade de todos os funcionários concursados, ela vai muito além dessa questão. Creio que a questão dos funcionários, com todo respeito que tenho por eles,  não seja o problema central.

A questão central é a deficiência da atenção básica em saúde em alguns municipios do entorno do lago. Enquanto a deficiência em atenção básica em saúde do entorno do lago não for solucionada,  o Hospital Regional de Tucuruí, bancado pelo ESTADO, deve continuar com as suas portas abertas, e isso é uma OBRIGAÇÃO SOCIAL.

6 comentários:

  1. Miguel a mais doente de todas é a Saúde do Município de Tucuruí, esta sim é caso de UTI e de Polícia, o MP tem que agir e punir os culpados, não viver com tanto descaso, e o Prefeito aí de boa, com dinheiro no bolso e quando adoece procura logo atendimento particular fora de Tucuruí é um verdadeiro desgoverno que se pratica em Tucuruí, tome vergonha Sr. Prefeito, pare de enganar a população e cumpra com a sua obrigação, Tucuruí não e a população carente não merecem o Desprefeito que tem, isso é vergonhoso, seja homem.

    ResponderExcluir
  2. Eu ia esculaxar, mas o anonimo acima fez as honras da casa,o problema do Hospital regional não foi nem nunca sera a demanda regional, e sim a demanda do município de Tucuruí que não tem um atendimento básico descente, desde de dor de cabeça ate arranhões e tratado no regional por incompetência do gestor municipal, que usa o dinheiro do governo federal sabe-se lá para o que.

    ResponderExcluir
  3. A saude de tucuruí e um verdadeiro desastre.

    ResponderExcluir
  4. sem remédios,sem ambulâncias, será que é por falta de combustível?? sem merenda escolar, sem nada!! pra onde estão indo os repasses? decifra-me ou te devoro!! pronto falei!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. negativo Miguel, esses dois problemas estão lado a lado, a deficiência do atendimento básico no município e a perda da estabilidade dos efetivos/hrt, porque vc acha que a coisa tomou tais proporções?
    Apartir do momento que o estado (secretário de saúde), se pronunciou que os efetivos poderia perder o seu concurso, é que a coisa ficou feia, os efetivos do hrt é que fizeram a "bagunça", e com toda razão, lutando pelo sustento de suas famílias, ou vc acha que não se deve levar em conta a perda da estabilidade d'aqueles servidores? e se vc fosse servidor do hrt, continuaria pensando dessa forma ou pensaria de outra à defender seu emprego?
    Siceramente, vcs do PMDB, são um caso perdido! Fiquem de olho funcionários do hrt, analizando bem esse tipo de postagem vcs trabalhadores, conseguirão ver quem está do lado de vcs, a eleição municipal vêm aí, e o Miguel vai querer fazer política dentro do hrt, se caso o sancler deixar.
    Analisem bem pra depois não chorar igual vcs fizeram elegendo a "tucanalhada".

    ResponderExcluir
  6. Ao anônimo das 10:29,

    Sei que todos as questões em relação a instalação da OS foram levadas ao conhecimento do público depois do movimento dos funcionários do HRT.

    Em todas reuniões que participei sempre defendi os funcionários do HRT e me posicionei contra a instalação da OS.

    Em nenhum momento menosprezei a classe de servidores da saúde, muito pelo contrário, os considero verdadeiros herois.

    Entretanto os argumento dos favoráveis a instalaçao da OS estavam tentando colocar uma cruz pesada apenas nos ombros dos servidores e deixando outras questões relevantes de lado.

    Salientamos que não existe APENAS a questão dos servidores como defendiam os favoráveis à instalação da OS, mas que também prejudicaria o atendimento a saúde de mais de 300 mil habitantes das cidades do entorno lago.

    ResponderExcluir