quarta-feira, 3 de março de 2010

100 anos do NASCIMENTO DE TANCREDO


Tancredo de Almeida Neves nasceu em São João Del Rei Minas Gerais em 4 de Março de 1910, foi advogado, empresário e político brasileiro iniciou sua carreira política filiando-se  ao PP PARTIDO PROGRESSISTA, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais, exerceu o cargo de Promotor Público. Iniciou a carreira política como vereador em sua terra natal São João Del Rei onde foi eleito Presidente da Câmara chegando a assumir a prefeitura interinamente,  exerceu o cargo de 1935 a 1937 quando as Câmaras foram fechadas com Estado Novo de Getúlio Vargas, época em que volta a exercer a profissão de advogado, Deputado Estadual em 1947 pelo PSD relator da Constituição de Minas Gerais. Em 1950 Tancredo Neves é eleito Deputado Federal, em 1953 ocupa o cargo de Ministro da Justiça onde ficou até o suicídio de Getúlio Vargas, Deputado Federal, Senador da República, Governador do Estado de Minas Gerais e Presidente da República

Foi Presidente da República eleito no Colégio Eleitoral em 15 de Janeiro de 1985 derrotando seu adversário Paulo Maluf. Sofrendo de fortes dores abdominais, Tancredo é internado no dia 14 de Março de 1985,  um dia antes da  posse, e após sete cirurgias seu quadro se agrava e falece em 21 de abril de 1985 de infecção generalizada.


Tancredo, (como Moisés rumo à terra prometida), conduziu o povo brasileiro rumo a Democracia, porém não permaneceu entre nós para ver as transformações que só um estado democrático proporciona, mas o Brasil agradece a sua luta em busca da liberdade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário